T O P
Lycantree

Esse é o questionamento que o Mano Brown fez ao PT nas eleições de 2018 e ngm soube responder


oliveiramg

Narrador: "Na verdade muitos responderam, mas a mídia abafou."


athosfeitosa

Puta que pariu. Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo.


valen13

cacete matou a pau


tikatequila

A definição de matar a cobra e mostrar o pau. Cirúrgico!


chillyrestaurant

[Entrevista completa](https://youtu.be/DizLEnGhMoM)


xenosthemutant

OP, não conhecia esse cara e gostaria de agradecer por me mostrar ele. Valeu!


rubenssm

Quem é o entrevistado?


happyplayer45

Jones Manoel


xenosthemutant

Não conhecia, gostei muito.


Lycantree

https://www.youtube.com/watch?v=EP0LkJ3dc4I&t=9s&ab\_channel=luideverso


niceguysurdo

Gostoso demais,


leo_ue

😳


niceguysurdo

[Mano olha isso. ](https://www.instagram.com/p/CUnJ17QrIJ2/?utm_medium=copy_link)


itsvictornunes

o tetão


oliveiramg

Proletário menos maromba.


periclitando

Atraindo pro caminho do comunismo com todas as armas possíveis kkk


ElPunhoLoko

Uma das pessoas que gostaria de exonhecer na vida tá nesse vídeo e é o João Gordo! Acho ele foda


Nykaitcha

Porra, várias pessoas que eu gostaria de exonhecer na vida...


Old-Zookeepergame159

Eu nunca exonheci ninguém :-( Será que um dia vai chegar minha vez?


i_like_frootloops

Já encontrei ele e a esposa num teatro infantil com os filhos, muito gente boa. Já fui a uma boa dúzia de shows do Ratos, também muito gente boa.


PorkStroganoff

Dá gosto ver o Jones falando Curti a explicação.


miraidensetsu

De vez em quando eu escuto o canal do Jones Manoel. São 20\~30 minutos de conteúdo que compensa cada segundo.


alttuce

"Nós, o povo soviético..."


alu4do

amo esse tweet fake, sempre dou risada quando vejo


alttuce

É fake? Não sei se é. Mas eu acho hilário.


alu4do

é fake sim (meio óbvio), mas já ficou quase folclórico


alttuce

Eu não diria meio óbvio. Parece que é algo que ele comentaria não ironicamente. Sei lá.


alu4do

não parece, não.


chafundifornio

> dando ouvido à tankie lmao


Misantropicalia

Ataque o argumento, não a pessoa.


Sancadebem

Ele tá quase certo Não existe pobre de direita... Nem de esquerda (esse é o erro) O pobre vota conforme sua situação Se está bem, ele mantém, se não, não O plano real melhorou a vida do pobre, FHC reeleito No fim do segundo mandato do FHC não houveram melhoras significativas e o sucessor dele perdeu O Lula melhorou tanto a vida do pobre que eles votariam até no capeta, se o Lula indicasse E foi o que aconteceu... Mas aí, a fome do dragão chinês estava aplacada, o arrego para a manutenção da base foi emagrecendo, logo, no melhor estilo capitão Nascimento "quando o arrego é magro, parceiro, o amor acaba" O congresso tirou a Dilma e na eleição de 18, qualquer um que não o Lula (ou seu poste) ganharia a eleição (não, eu não acredito nas pesquisas de que o Lula ganharia) A vida do pobre tá uma merda, dessa forma, quem for para o segundo turno com ele, vai ganhar, inclusive o Lula. Espero que dessa vez, a esquerda não acredito que venceu por que o eleitor era de esquerda


FriiKjones

Você não tá errado, de fato, mas eu acho que é um pouco mais embaixo o buraco. A diferença de um cara politizado / não politizado, no meu ponto de vista, é quão longo o prazo que se usa para refletir, é a capacidade de extrapolar a situação atual e pensar nos reflexos do futuro. Um cara pode ser pobre ou rico, não importa, ele vai votar sempre pensando em sí, esse é literalmente o ponto do processo. O que difere é que um cara sem consciência política toma a decisão do que parece que está funcionando agora por que não tem referência nem contraponto, é o que o brother do vídeo fala em certo nível. Um cara mais politizado consegue não só procurar contraponto no seu entorno, mas histórico também, social, em seus próprios valores, etc. Sei lá, mas é assim que eu vejo. Nego vota no que parece que vai dar certo. Se faz parecer que X vai dar certo, vc convence quem não tem exemplo do contrário.


GuilhermeFreire

Sempre fui Classe média-alta. Meus pais sempre foram de esquerda (eram bastante ativos contra a ditadura) Quando eu tinha uns 12 anos eu fui conversar com meu pai sobre o por que ele votava nos políticos que priorizariam as outras classes e não a dele. Foi aí que ele me explicou, com múltiplos exemplos, que ao priorizar as classes mais necessitadas a melhora viria para todos. Com mais dinheiro as classes mais baixas poderiam gastar mais, e assim as classes mais altas iriam ganhar mais, iria reduzir o número de pessoas em condição de viver na rua, o que iria reduzir gastos com segurança social e foi dando exemplos de como que ao erguer a classe mais baixa iria melhorar para a classe mais alta. ​ Tem gente que vota enxergando somente o próximo mês, se eu eleger aquele cara, ele vai reduzir o MEU imposto, e assim EU vou ter mais dinheiro. Tem gente que vota com esperança de enxergar a próxima década, se eu eleger aquele cara a economia do país como um todo vai melhorar, assim TODO MUNDO vai ter mais dinheiro.


FriiKjones

Bixo, eu totalmente entendo teu ponto, e ele não deixa de estar certo, mas eu pessoalmente acredito que ver esquerda versus direita como bom pra todos versus bom só pra mim é um desserviço. Se você pega uma filosofia liberal clássica, aqueles papo de mão mercado que se auto-regula e tudo mais, vc tem um foco na questão individual sim, mas existe sim um pressuposto de que a meta é a melhoria da sociedade como um todo através de um sistema econômico forte. O espaço entre direita e esquerda no fundo é uma questão de valores (teoricamente, claro). Se você é um cara que acredita q um mercado forte é imperativo pra o crescimento do país e a melhora da vida do povo, direita é mais atraente. Se você acredita que um povo mais bem cuidado é em si o objetivo, esquerda é teu lugar. Eu digo tudo isso sendo bastante de esquerda, tendo nojo de 98% dos pontos de vista fundamentais da direita clássica, mas é essencial não pensar em esquerda contra direita como bem contra o mau, ou autruismo contra ganância. A real é que são dois pontos de vista que podem muito bem vir de um objetivo comum, e que independente do grupo que se discute, sempre tem um filho da puta.


GuilhermeFreire

Cara, como que meu pai, alguém que viveu a ditadura, apanhou da polícia, lutou pelas diretas Já, vira para um menino de 12 anos e fala sobre Mercado, liberalismo econômico, etc... A década de 90 foi um momento de romantização da esquerda, tudo de direita era igual a ditadura e a esquerda era a utopia... Não acho que meu pai estava 100% certo. Mas acho que no momento de crise, o momento que a figura que está no foco da direita é um cara que não está nem aí para a Saúde, Educação, é um cara que afundou a economia do país, Nesse momento eu posso dizer que eu queria um governo que pensasse no grupo e não no indivíduo. isso não importa de esquerda, direita, centrão... somente alguém que pudesse olhar para a situação de merda que tudo está e tomasse alguma atitude pensando no grupo como um todo. A direita teve um período populista, teve atitudes que aceleram o crescimento industrial, promove a ordem, etc... tudo isso dentro da realidade atual poderia ser utilizado para o bem, mas esse extremo de falta de empatia com o próximo que está ocorrendo hoje é algo desumano. Eu não acho que esquerda e direita importam mais, mas acho que promover uma condição de dignidade e respeito para todos é o que o país mais precisa.


xBaloox95

Seguindo a sua lógica, não faz nenhum sentido a popularidade do PT ter caído durante o primeiro governo Dilma ( como ocorreu), tendo em vista que a situação cotidiana só começou a sofrer alterações significativas durante o segundo governo Dilma. A situação da vida cotidiana é um dos milhares de fatores que influenciam no voto do pobre e de todo mundo. É impossível ignorar, por exemplo, a importância do setor evangélico para a eleição de Bolsonaro e a consequente demonização da esquerda, independentemente de cenário econômico. Tanto é que, mesmo nesse cenário de merda que vivemos, o bloco evangélico resiste em largar mão desse governo falido. Se trata, nesse caso, de um voto de base ideológica. Simplesmente não dá pra ignorar esses fatores. Se fosse desse modo que você tá falando, era pro Bolsonaro estar com a mesma popularidade do Temer ou Dilma.


protestor

Sim, a queda da imagem do PT começou num processo de demonização ideológica, muito antes de qualquer problema econômico. E essa demonização começou lá atrás, na campanha de 2010 pelo menos https://exame.com/mundo/serra-insinua-dilma-mente-aborto-603037/ Aborto é um tema absolutamente irrelevante pra decidir o futuro econômico do país. Poderia até ser um tema pertinente pra eleição legislativa, mas não faz sentido trazer essa pauta pra eleição presidencial. É mais ou menos da mesma época a fake news de kit gay também (2011) https://novaescola.org.br/conteudo/84/conheca-o-kit-gay-vetado-pelo-governo-federal-em-2011


Dkafamus

Os dois estão certos. A galera é bombardeada diariamente com ladainha que não tem como ter essa capilarização de pensamento tão difundida. Exemplo: Sou professor de história em um colégio grande. Eu tenho 1h40 por semana de aula de história, e MUITO menos tempo pra poder falar de assuntos do cotidiano com os alunos. Por mais politizado que eu seja, e sou, eu não tenho espaço pra debater isso com o aluno a menos que ele engaja primeiramente na discussão. E basta eu responder analisando um cenário de hoje quem ganha a eleição em 2022 (que não tem validação científica nenhuma e pode mudar muito conforme a gente vai chegando mais perto das eleições) eu já sou chamado de petista.


PurpleBonesGames

a questao nao eh ser pobre, o cara cuzão, homofóbico e racista vai votar no cara q mostrar q pode ser tudo isso sem repercussão, nao importa se é direita ou esquerda, hj temos um desses na direita acontece q esse tipo de gente tem tanto pobre qt rico


lazy_and_hyperactive

Concordo com quase tudo colega, mas acho que antigamente o brasileiro votava mais pelo que ele percebia na sua qualidade de vida, do jeito que vc falou, mas agora com rede social, informatização muita gente vota pelo que dizem pra eles, vc hj ve pobre comendo arroz e ovo, ganhando 1k de salário e pagando 900 de aluguel, falando que a vida melhorou e comemorando que a bolsa quebrou recorde.


Mr_Ivysaur

Essa sua explicação faz sentido se tivessemos apenas dois candidatos pras eleições. Você explicou porque presidentes não são reeleitos, mas não porque o Bolsonaro ganhou, entre todos os outros candidatos. O pobre votou no bolsonaro ao invés dos outros candidatos. Por que?


SeriousBlitz

Porque foi o Bolsonaro que foi pra eleição com a campanha "PT é o problema de tudo, eu sou o anti-PT". No Brasil, desde a primeira eleição do Lula, o mantra é o "nós contra eles". No caso do Bolsonaro, ele usou a arma do PT contra eles. O povo não tem votado em quem é melhor, ele tem votado no discurso mais radical contra aquilo que ele acredita que é o principal problema. É por isso que pessoas como Marina, Alckmin e qualquer outro que não use ou use pouco do discurso "salvador da pátria" não ganha.


goissilva

Desculpa, mas o éfeagáC saiu com um dos maiores índices de desemprego da história, ele foi ótimo para os amigos tucânus que ganharam várias estatais de brinde. Tá cheio de pobre que não tem noção de seu lugar no mundo e defende políticas públicas que o desfavorece.


lazy_and_hyperactive

justamente por isso o Lula venceu, e não o sucessor dele. entendi o que o colega quis dizer, e ele esta certo, vc, meu consagrado, pode ter uma ideologia política, mas a grande parte da massa realmente não tem, o voto é por conveniência mesmo.


kozuskoo

Ideologia é coisa de classe média pós-universitária. O problema que essa galera quer julgar o voto alheio com base nessa lente ideológica.


hersheys40

>O pobre vota conforme sua situação E essa é uma forma extremamente insensata de se analisar um governo. Existem vários fatores que podem afetar a situação econômica de um país e não dependem do presidente, ou então é algo bom no curto prazo mas ruim no longo e vice-versa.


Sancadebem

Concordo com cada letra. Mas, infelizmente, o público geral não faz essa análise


Regular60Cobalt

mas quem disse que o povo se importa em fazer uma analise precisa? o ambiente politico sequer incentiva que exista uma analise saudável. no final das contas o que importa é que no govarno lula o povo tava bem, dilma vence, na dilma bateu a crise, dilma sai, pt perde proxima eleição, agora o brasil ta um caos, bolsonaro não ganha e voltam as memorias do periodo lula onde o brasil tava prospero. Mas como você mesmo disse, não necessáriamente o periodo prospero do governo lula, dependia do fato de ser o lula na presidencia, o proximo governo dele pode ser horrivel. mas é isto


FrozenYellowDuck

Sim, só que quem tem pouco conhecimento político-economico vai por a culpa no presidente, pois ele é "a cara do Brasil". Não vai fazer uma análise profunda. Isso custa tempo e exige um exercício mental que muitas pessoas não estão dispostas a fazer. A pessoa sem conhecimento (pobre ou rica) não percebe que deputados, por exemplo, representam uma parte importante do nosso sistema. Já cansei de ver e ouvir histórias de pessoas indo até a urna votar fervorosos com o presidente escolhido, mas sem saber em que deputado votar. Gente fazendo bandeiraço pra candidato à presidencia X, mas perguntando pro "amigo" quem ele sugere para deputado. O brasileiro sem conhecimento as vezes nem sabe quem é que propõe leis, ou como funciona a câmara e o senado. Quem manda em quem. Pro ignorante é muito mais fácil olhar pra cima, ver o presidente, e culpar ou parabenizar o cara por tudo que acontece no país.


lazy_and_hyperactive

exato, pela influencia que um presidente tem, ou ele leva toda culpa ou toda gloria, mas o maior bueiro politico que temos são as casas legislativas, não sei se tem uma saida pra isso, talvez um parlamentarismo onde esses povo ficaria mais exposto, não sei. ma a verdade é uma só, Lula, Moro, Bolsonaro ou quem quer que seja, vai ter que pagar o "arrego" ou não vai sair do zero a zero.


juvencioTHUNDERHEAD

> não, eu não acredito nas pesquisas de que o Lula ganharia Me conta ai essa história de não acreditar em institutos de pesquisa e estatística?


Sancadebem

Não é que eu não acredito nos institutos, nos técnicos ou na ciência Eu não acredito que essa informação se confirmaria na realidade Por que, o efeito prático dela, é afirmar que, obrigatoriamente, um volume considerável de eleitores tinham em Bolsonaro uma segunda opção para o Lula. E isso, pra mim, é ficção.


AdTructer

Porque nesse Sub direita é sinônimo de ruim/Mal e esquerda de Bom/virtuoso?


pontadupla

As pessoas abaixo da pirâmide são conservadores.


Caiosba

Porra, que explicação fantástica. Obrigado OP.


YkvBarbosa

Pra resumir o porquê de ter pobre de Direita, é bem simples: a culpa é da Esquerda. Meu mano já começa o discurso chamando Bolsonaro de (abertamente) Fascista, o que eu mais vi nas Eleições dizendo que se Bolsonaro fosse eleito ele ia *mandar matar os gays* e o caramba (igual a Direita fez com a Esquerda na questão da mamadeira). Não tem como levar a sério. Daí tem tudo o que o outro cara falou. Sem falar que o próprio conceito de Direita/Esquerda no Brasil é extremamente defasado, e nas últimas Eleições o PT estava (e com razão, por todas as razões inclusive citadas no vídeo e mais) em descrédito, e o imbecil do Haddad ao invés de passar a possibilidade de vencer pra o Ciro, que tinha alguma chance pelo menos, resolveu empacar igual uma mula numa disputa que já estava perdida antes de começar.


WicCaesar

Mas o Haddad foi muito mais votado que o Ciro. Não deveria ser o Ciro a "passar a possibilidade de vencer" para o segundo colocado? Fascismo não tem nada a ver com matar gays. Leia alguma descrição do que é fascismo e faça um paralelo com o governo do boçal-mor.


YkvBarbosa

O Haddad foi muito mais votado do que o Bolsonaro por causa daquela polarização imbecil que fizeram, na qual boa parte do povo votou no Bolsonaro pro PT não voltar ou no Haddad pro Bolsonaro não ser eleito. O que, surpresa, foi exatamente o que estava sendo dito nas pesquisas. Mas as mesmas pesquisas também apontaram que, em um segundo turno sem essa polarização burra, [o Bolsonaro perderia de todo mundo que não fosse o PT. ](https://www.google.com/amp/s/exame.com/brasil/no-2o-turno-bolsonaro-so-ganharia-de-haddad-diz-datafolha/amp/) e o Ciro era quem vinha depois do Haddad, se ele retirasse a candidatura. E meu amigo, quando eu falei sobre Fascismo e matar gays eu estava usando *dois exemplos diferentes* e não associando uma coisa à outra. Embora sim, [Benito Mussolini também não fosse exatamente um fã do público gay. ](https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/06/130613_ilha_gay_mussolini_gm.amp)


AmputatorBot

It looks like you shared some AMP links. These should load faster, but AMP is controversial because of [concerns over privacy and the Open Web](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Fully cached AMP pages (like the ones you shared), are [especially problematic](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Maybe check out **the canonical pages** instead: - **[https://exame.com/brasil/no-2o-turno-bolsonaro-so-ganharia-de-haddad-diz-datafolha/](https://exame.com/brasil/no-2o-turno-bolsonaro-so-ganharia-de-haddad-diz-datafolha/)** - **[https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/06/130613_ilha_gay_mussolini_gm](https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/06/130613_ilha_gay_mussolini_gm)** ***** ^(I'm a bot | )[^(Why & About)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot)^( | )[^(Summon: u/AmputatorBot)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/cchly3/you_can_now_summon_amputatorbot/)


YkvBarbosa

Mas me fale mais, meu amigo. Compare o governo do boçal-mor com o de Benito Mussolini (ou Hitler) e me diga por que ele deve ser enquadrado nesse espectro. Ah, e pra poupar ter que digitar nas eleições que vem, aproveita pra explicar o que faz [Moro](https://www.poder360.com.br/eleicoes/haddad-fala-em-lula-vencer-no-1o-turno-contra-fascismo-pilantra-de-bolsomoro/) entrar na lista de “Fascistas”. Lembrando que eu discordo de ambos os sujeitos mencionados, então se puder poupar os ad hominem (que ainda não foram usados mas quero já me previnir porque acontece bastante) e espantalhos e ir direto ao ponto, agradecerei.


trafans

O problema não é ter pobre de direita, o problema é a radicalização que houve na direita atualmente.


Jin_Taejin

Na real o problema é que direita e extrema direita viraram a mesma coisa. A radicalização foi tanta que qualquer visão de direita que eu tenha eu considero centro ou centro direita já, pq qualquer passo pro lado e eu tô na mesma categoria do "imposto é roubo", "meritocracia" e o lendário "liberal na economia e conservador nos costumes"


redfoggg

Eu me considero de esquerda, mas o sistema tributário brasileiro é sim um furto. O cidadão que ganha 6500 reais paga 1472 somados INSS e IRPF, fora isso, o cidadão classe média, baixa e rica, pagam o msm imposto sobre produtos, então aquele iPhone q é 20k pra ti pois tributamos em 33% o produto vale para você e para o rico. Dessa forma cruel que se faz a tributação Brasileira o classe média se sente roubado mesmo, eu já morei na favela por 12 anos, e hj ganho o salário que citei de exemplo, oq eu pago de imposto é quase o equivalente a o aluguel que pago em bairro nobre na cidade que moro(1650 reais 1 quarto). O que isso gera?? O pobre acha que é isento, mas paga absurdos numa placa de frango, o classe média sente que é roubado, pois para alguém que recebe 6500, perder 1472 é uma quantia absurda, e o rico pisca o olho, pois a porcentagem de 27,5% hj é na faoxa de 5k. Antes que as pessoas venham falar sobre 6500 ser muito mais que a maioria das pessoas recebem, beleza, tudo bem, ainda assim 6500 vide valor da nossa moeda não está nem perto de uma classe média alta, nós aqui no Brasil realmente somos explorados pelo sistema tributário, e o próprio PT com o Lula que prometia a correção dessa cobrança nunca mais nem tocou nesse assunto, recentemente o único político que disso fala é o Ciro. Estou sem o link infelizmente, mas fica a gosto do cliente pesquisar em quanto deveria estar a faixa de isenção brasileira se o plano prometido nos anos 2000 tivesse sido aplicado e estaria em 5k e uns trocados, essa seria a faixa de isentos. Enfim, no final do dia isso funciona perfeitamente para o político, pois é o classe média culpando o pobre e o pobre achando que a pessoa de classe média reclama de bucho cheio enquanto ambos tomam no cu para servir uma classe de NOBRES que são o alto escalão político. PS. Antes que falem do INSS, a exp q eu tenho é de ouvir de uma assistente social que meu tio, com 2 filhos e esposa desempregada, acamado pós AVC sem conseguir mexer a parte esquerda toda do corpo, era apto ao trabalho e não iria poder se aposentar, detalhe, meu tio viveu mais ou menos mais 10 anos, 10 anos na cama, não conseguia nem comer sozinho, e foi negado pelo INSS depois de contribuir a vida toda, e não, não é um caso "único".


Jin_Taejin

Eu estou numa situação semelhante e tem várias coisas relevantes no que você disse, então vou por partes. Eu já ouvi que sou rico pq tiro 5k por mês. E isso me mostrou o quanto as pessoas vêem a parada diferente. 5k por mês, se eu ficar um mês sem trabalhar, já era o meu padrão de vida num piscar de olhos, eu tô muito mais perto do pobre que do rico por uma margem absurda. E ainda assim, como muita gente se fode no país, 5k de classe média é "rico". Rico que não pode comprar um carro sem comprometer 1/5 pora 1/4 do que ganha ou sem juntar por uns anos, rico que não pode fazer mais de uma viagem ou duas no ano pra nada muito longe, pq fora do país nem dá pra pensar e etc. Isso não é ser rico, é ganhar mais que quem está na merda. E aí fica esse jogo mesmo, o pobre acha que é grande coisa pq ele tá matando um leão por dia, enquanto que eu tenho que trabalhar que nem louco pra manter o padrão de vida pq se quebrar o braço amanhã, não puder trabalhar e não tiver um bom planejamento financeiro, já foi muita coisa conquistada. Se eu tenho que comprar imóvel parcelado em mais de 10 anos, então não tem como vc argumentar que quem ganha oq eu ganho é rico e estar satisfeito e sonhando com ser menos merda num país de miseráveis é muito triste. E na parte da tributação, é absurda pra caralho no Brasil msm. Mas com a radicalização rola oq rolou numa discussão essa semana com um colega meu. O cara defende estado mínimo que, na visão dele, só tem vantagens. Ele é o típico ancap. Saiu de uma situação merda, agora ganha bem por mês, imposto come demais e ele "não depende" de sus, de um transporte público e coisas assim. Então isso vira ele ser "cheio da grana" (ganha pouco mais que eu, ainda é classe média igual e não tem onde cair morto igual) e o governo toma para não dar "nada" de volta para ele, "imposto é roubo". Aí ele vem reclamar de tributação absurda, e eu concordo. A próxima frase é sobre livre mercado, como lei trabalhista atrapalha e etc. Quem sabe o que é a EA Games sabe que livre mercado é uma piada. Deixar as pessoas votarem com a carteira é lindo na teoria, até você ver que o lucro pode vir de ferrar com o cliente e não adianta você não pagar porque tem muito imbecil para manter esse tipo de esquema escroto vivo, só uma autoridade externa como o estado pode coibir esse tipo de coisa, até porque jogo de azar deixa você satisfeito enquanto fode sua vida. Nego fala do seu Jorge que é empresário e se fode e eu concordo, mas a próxima frase é que fodasse o seu João que "não trabalha pq não quer" e é um "encostado". Seu João foi dispensado da empresa que ele trabalhou 10 anos por um cara mais novo pq era oq dava mais dinheiro e ninguém quer contratar alguém da idade dele. Então fodasse né, seu João que se vire. Os caras não conseguem mais dissociar as coisas e se vc concordar 1% com um argumento deles já vai pro extremismo do "imposto é roubo" ou qualquer idiotice do tipo. Tá realmente complicado. Por isso hoje eu me considero de centro. Porque qualquer visão a direita que eu tiver, tá a esquerda demais de qualquer gênio desses


redfoggg

Isso que vc falou é o retrato absoluto do q foi feito no Brasil, se foi intencional ou não eu não sei. Mas é uma minoria os que saem da pobreza e não são cooptados pelo discurso do imposto é roubo. Eu estudei nos IF, hj na UF e sei que tem muito dinheiro público sendo usado mt bem, as vezes até em falta e as custas de professores, nunca dependi do SUS(fora vacina do covid) mas sei de sua importância. Mas é fácil isso ser o padrão?? Não é, e não é atoa que de fato não é assim, o pobre que se torna classe média além de se achar rico pq está comprando carne e manteiga ao invés de frango e margarina, é facilmente cooptado pelo discurso da direita extrema, o sistema público sim tem mt furo, o SUS mesmo é super furado, as universidades e escolas federais, estudei nas duas, e tem professor que assediou alunas por anos e nunca foi nem afastado com processo aberto(inclusive até hj tá la), tem professor estuprador, tem de td. E a esquerda escolhe fingir que isso não existe e q td público é lindo e deve ser defendido com unhas e dentes, e o direita extrema acha que é um lixo e tem q ser extinto. É pobre vs pobre no Brasil e como você disse, é mt triste ter que ouvir que 5k vc é rico e é literalmente oq se ouve e eu entendo quem fala, mas não deixa de ser triste, só mostra o quão fudida a situação q a gente está.


p0mphius

Exato, falou tudo. O problema é que moderados resolveram que era melhor se aliar aos radicais do que dialogar com moderados do outro lado do espectro político.


Relevant_History5894

É isso mesmo. Ser moderado, paradoxalmente, virou coisa de ''esquerda'' ou de ''progressista''.


p0mphius

Discordo com a primeira parte. Radicais de esquerda também consideram moderados “de direita”.


kozuskoo

Pra aqueles de direita todos que estão a sua esquerda são comunistas e para aqueles de esquerda, todos que estão a sua direita são fascistas. Galera coloca até visões mais centristas como social democracia e liberalismo social como extremos.


DKDensse_

Ou talvez só virou moda taxar de extrema/radical qualquer ideologia que não seja a sua.


Axel_Wyde

>direita atualmente Eu diria que isso é proporcional em resposta ao excrachamento que houve da direita ao longo dos anos, não acho que da pra apontar nenhum candidato entre Eneas e Biroliro que fossem direita conservadora de verdade porque... bem é um movimento reacionário, é muito fácil querer ser "progressista" e "pra frente" e "dar saltos no escuro" enquanto tudo da dando certo, quando as coisas pararam de dar certo com a crise de 2008 chegando com delay, e a subsequente crise política existe naturalmente uma crescente força de adotar a segurança que é tão cerne do conservadorismo. Pense que toda a convicção e militância que não se manifestou no país de maneira diluída por quase 20 anos veio de uma vez, como uma espécie de panela de pressão política. Isso é bom? Absolutamente não, mas honestamente o Boloro eventualmente se tornou um péssimo representante do conservadorismo reformista que eu tanto gosto, porém essa figura de "nemesis" que foi criado em torno dele meio que suprimiu a possibilidade de surgir uma pessoa mais amena ou mais fiel as próprias ideias, e essa demonização da direita reforça muito isso. Honestamente eu não vejo qual o problema de existir "pobre de direita", desde quando é errado que pessoas de baixa renda defendam pautas morais, ou sejam a favor de centralização e afins? (Fora que existe uma desonestidade severa sobre oque constitui a direita e uma tendência de ou costurar os conservadores nos liberais, ou de só tarjar conservadores como fascistas apesar das duas ideologias serem mutuamente excludentes)


sjrduarte

A autocrítica que o PT sempre censurou formou essa despolitização acrítica. Permitir a humildade de se autoavaliar é a única forma de se aperfeiçoar e progredir.


LoreChano

Parece que as pessoas esquecem o período dos anos ~2004 - 2013, quando falar de política era coisa de tiozão chato. Tinha quadro na Zorra total ridicularizando a discussão política. Esse discurso começou a cair quando aconteceu o mensalão. Inclusive o mensalão não deu em nada porque ainda era tabu manifestar opiniões políticas abertamente. Foi nas prévias das eleições de 2014 e naqueles protestos de 2013 que o povo percebeu que discutir política era até "legal", e toda a tensão acumulada na última década estourou em quem estava no poder: o PT, um partido de esquerda, que acabou sendo demonizado.


cavernoso_tr

Essa humildade não existe em partidos políticos nacionais.


padrebusoni

Resumindo sem floreios... Melhora a PORRA DA EDUCAÇÃO que a PORRA DO PAIS MELHORA. Porque dai Foda-se se o pobre é de direita, esquerda, roxo, azul ou helicóptero apache.


AzafTazarden

Não é só educação, tem muito classe média bem formado que acredita em fake news. É como o cara falou no vídeo, tem que formar consciência crítica nas pessoas, e isso se faz na convivência social também. Essa deveria ser a função da classe política, de politizar as pessoas, não formar eleitores sem consciência.


dmioni

NUNCA vai ter uma educação de base boa. Exatamente pq não é de interesse de quem está no governo ter a população educada e bem informada


chillyrestaurant

Mais ou menos. O que você quer dizer com melhorar a educação? Aumentar o acesso ao ensino superior? Nesse caso de que adianta se já temos várias pessoas com diploma sem conseguir emprego? Lembre-se que esse seu argumento é o discurso da Tabata Amaral.


issamaysinalah

Educação de base obviamente, o Brasil já tem faculdades públicas de qualidade, o ensino básico público que é vergonhoso.


SeriousBlitz

Não basta apenas investir em educação básica. O Brasil precisa investir em segurança também. Quantos jovens são influenciados por criminosos a abandonares os estudos e entrarem no mundo do crime? Mas não para por aí, o país precisa melhorar sua cultura também. Afinal, quantos jovens vão à escola, mas simplesmente desdenham do estudo? Quantos são os que desrespeitam e até agridem professores? Quantos estão lá realmente querendo aprender?


padrebusoni

Educação Básica de qualidade. A Criança e o Adolescente ir para a porra da escola e ter todas as aulas. Para quando ele sair ele ser capaz de escrever sem erros básicos de português. Pagar um salario decente para principal carreira de qualquer nação desenvolvida. Foda-se o Ensino Superior o pobre não sabe o que porra é USP , é de *cumê*? (Argumento do Jonas) Foda-se a Tabata Amaral, eu uso o meu cérebro para pensar e já cheguei nessa conclusão antes dela ter perdido o cabaço dela


miraidensetsu

>Educação Básica de qualidade. A Criança e o Adolescente ir para a porra da escola e ter todas as aulas. Para quando ele sair ele ser capaz de escrever sem erros básicos de português. Isso mesmo. O cara devia sair do ensino fundamental sabendo pelo menos fazer regra de 3. >Pagar um salario decente para principal carreira de qualquer nação desenvolvida. E dar condições para que ele consiga ensinar os seus alunos da melhor forma. >Foda-se o Ensino Superior o pobre não sabe o que porra é USP , é de cumê? (Argumento do Jonas) Discordo. Precisamos investir mais também no ensino superior. Mas aqui é por outro motivo: ciência e tecnologia. É preciso fazer investimentos generosos em ciência e tecnologia para que o Brasil não seja mais o fazendão do mundo e se transforme em uma potência tecnológica. Ou para pelo menos conter a fuga de cérebros.


eurekabach

>É preciso fazer investimentos generosos em ciência e tecnologia para que o Brasil não seja mais o fazendão do mundo e se transforme em uma potência tecnológica. Eu entendo o que você tá trazendo aqui e concordo, em parte. Eu só apontaria que não tem absolutamente nada de errado em ser 'fazendão' do mundo. Aliás, para que o Brasil _continue_ a ser esse 'fazendão', nos seus termos, é necessário investimento em ciência e tecnologia. Eu acho sempre muito interessante como, para algumas pessoas (não creio ser teu caso, especificamente), é como se ou teu país é um engenho agroexportador ou um vale do silício cheio de startups _high tech_ . Esquece-se que é possível - e cada vez mais imperativo - conciliar segurança e abastecimento alimentar, uma posição de _player_ exportador de gêneros que _sempre_ terão demanda e investimento tecnológico de ponta que permita avaliar e reduzir impactos ambientais, manejo florestal etc.


miraidensetsu

>Eu só apontaria que não tem absolutamente nada de errado em ser 'fazendão' do mundo. Eu posso apontar alguns problemas que isso gera: 1. Fazendas não geram mais muitos empregos. A lavoura no Brasil já é altamente mecanizada e não precisa de tanta mão de obra, tanto qualificada quanto não qualificada. 2. O modelo de exportar apenas commodities não traz tantos ganhos quanto poderia por não ter valor agregado. 3. Transformar a Amazônia em pasto destrói oportunidades de negócios que estão latentes e poderiam render bilhões em lucros, patentes e royalties 4. Todos os países com um território um pouco maior exporta produtos vindos de fazendas. Muitas vezes eles ou são mais competitivos ou agregam valor ao produto que nós vendemos e conseguem ganhar mais dinheiro. Um exemplo é a Alemanha, que é o maior exportador de café do mundo sem ter um pé de café em território alemão 5. Quem não está na área de agropecuária só tem uma saída: o aeroporto. Não há incentivo nenhum para quem não trabalhar pro agro. E isso inclui mentes geniais que sequenciaram o genoma do SARS-Cov-2 aqui no Brasil apesar dos incentivos. Ou seja, agrava ainda mais a fuga de cérebros. Não estou dizendo que não deva ter incentivos à área de agropecuária, mas que o desenvolvimento técnico e científico não pode ficar só nisso. Precisamos diversificar as pesquisas, pois isso é o que faz o país ser desenvolvido. Imagine, por exemplo, se os EUA não tivesse investido em outras áreas, tivesse só focado em ser o fazendão do mundo. Ele seria desenvolvido? Pois é.


kozuskoo

Precisamos de investimento em STEM e Industrialização. Humanas tem sua importância, até sou de humanas (design), mas nenhum país vai pra frente com foco em humanas.


miraidensetsu

Há países que foram para frente com base em ciências humanas. A Coreia, por exemplo, praticou bastante o Comércio Exterior e agora está indo mais longe com Relações Internacionais. É claro, STEM é importante, mas sem as outras ciências, fica difícil que o avanço técnico se transforme em avanço social. Sem administradores, economistas, pedagogos e tantos outros trabalhadores de humanas, essa transformação fica muito mais difícil. Fora que o Brasil é forte em pesquisas médicas e biológicas. Poderia ser uma potência nessa área se houvessem mais incentivos.


kozuskoo

Coreia do Sul só foi ultrapassada ano passado, pela Alemanha, em investimento em STEM. O investimento em ciências humanas é super recente, com o grande foco em vender produtos culturais. Eu concordo que as ciências humanas tem seu espaço na sociedade, mas não adianta um legião de pessoas prontas pra desenvolver um país socialmente, quando não existe avanço técnico e financeiro. Acabam tendo que lidar com migalhas. Precisamos de investimento em educação de base e foco em STEM por algumas décadas para ter algum avanço significativo. Como povo, somos extremamente criativos e inventivos, mas s.conhecimento teórico e industrialização não fazemos nada.


miraidensetsu

Não estou dizendo que STEM não seja importante. São sim. Sem dúvidas. Mas não se pode deixar as outras ciências de fora. Nem as humanas. Economia, por exemplo, é de humanas. Assim como são as Ciências Contábeis. E o fato de países como a Coreia terem investido pesado em STEM não muda o fato de que eles investiram também em outras ciências, ainda que não fosse o foco no momento.


Grand0rk

Deixa eu te perguntar. Você estudou em escola pública ou particular? Eu estudei 8 anos em escola pública e vou te mandar a real, não tem nada que professor possa fazer pra ensinar alunos que não querem nada com nada. O pessoa viaja muito achando que Educação é a primeira coisa que tem que mudar, sendo que não é. A segurança social que é a base. Pobre morador de periferia que vive entre traficantes e mal elementos, dificilmente é aluno bom. Filhos de pais que cagam e andam pra educação e só mandam pra escola pra merendar e tirar eles de casa por algumas horas, dificilmente são bons alunos.


haggo13

A educação não afeta um país em 4 anos, é trabalho para mostrar resultado daqui 2 ou 3 décadas. Esses alunos que você diz serem “ruins”, muito provavelmente tem esse comportamento porque os próprios pais já são fruto de uma educação péssima, não passaram nada de bom aos filhos, que tendo uma escola sem nenhuma estrutura e com um currículo totalmente fora da realidade, com métodos de ensino da Idade Media e sem nenhum atrativo, e com um índice de desemprego gigantesco e com remunerações dignas de pena para a maioria das profissões, acabam vendo no roubo, tráfico etc uma oportunidade muito melhor de vida. Se você faz um trabalho sério, cria uma classe de professores bem remunerada, com suporte e estrutura para desenvolver métodos de ensino mais interativos, tecnológicos, e que fazem o aluno ter vontade de ir até a escola aprender e desenvolver as aptidões dele, você inevitavelmente irá criar uma geração de adultos mais conscientes e que irá passar valores totalmente diferentes para seus filhos, que caso continuem tendo acesso ao que seus pais tiveram, só irão dar sequência nesse processo de educação. É bastante complicado você querer que o aluno tenha algum tesão em estudar e ir para a escola quando o ambiente é despreparado, oferece um currículo genérico e aleatório como o atual com pouquíssima aplicação na vida prática, tem um padrão de imposição onde o professor geralmente é um cara desvalorizado, sem estrutura e quase um ditador na sala de aula, entre outros milhões de problemas. Investir na educação não é simplesmente despejar verbas públicas, mas sim repensar todo o método de ensino, a classe dos professores, o que é fundamental para um cidadão, entre outras situações.


MidnightRider00

Não adianta de nada ter educação se não tem emprego *de qualidade*. A gente vai formar Uber com diploma de engenharia se ficar com discurso moralista tosco de que é só torrar de dinheiro escolas e ser contra corrupção.


xenosthemutant

Cara, tem que pegar desde os 2-3 anos de idade *com a porra da merenda incluída até o final do ensino médio*. Libera a mãe para trabalhar se quiser (empoderamento feminino), garante a segurança alimentar da criança (melhor desenvolvimento físico e mental) e já forma cidadãos com senso crítico e noções básicas de cidadania desde o começo do período formativo. Isso daí e medidas anti-corrupcão robustas e nosso país decola daqui a uns 20 anos.


Grand0rk

> noções básicas de cidadania E quem vai ensinar? Conheço muitos professores e a maioria deles não tem senso crítico e votaram no bozo. A maioria deles não sabem nem o que deputado faz e a importância dos mesmo. Quando perguntar pra eles quem é o vereador responsável pelo bairro deles, eles também não sabem. Então pergunto, quem vai ensinar?


p0mphius

E o argumento dele ser feito por uma pessoa que você discorda torna automaticamente errado?


haggo13

Ensino superior não é a educação que muda um país, especialmente aqui no Brasil, onde é muito mais algo nichado e específico de algum campo profissional. O que muda um país é uma educação de base forte, e principalmente que ensina as pessoas sobre a sua cultura local, sobre coisas essenciais como educação sexual, educação financeira, o básico sobre os seus direitos e a organização do estado, entre outros aspectos fundamentais que são totalmente negligenciados no atual currículo do ensino de base. No meu ensino médio por exemplo, aprendi forçadamente sobre ligações covalentes, logaritmo e efeito Doppler, coisas COMPLETAMENTE inúteis na minha vida, enquanto isso precisei estudar inúmeras coisas fundamentais pra minha vida por conta própria para não ser um cidadão alienado. O problema é que sou de uma classe privilegiada e tive acesso a facilidades que a grande maioria não teve, por isso não julgo a ignorância da grande maioria dos brasileiros, porque nem todos tem a mesma oportunidade de buscar isso por si só. Agora, se engana quem acha que esse cenário se criou por incompetência. Isso é projeto de poder, não é de interesse da classe política brasileira fortalecer a educação de base, porque é bastante óbvio que uma população politizada e com senso crítico aguçado jamais irá perpetuar o poder de projetos nojentos como o do PT, Bolsonaro, PSDB, PMDB, entre outras porcarias da nossa política. Então acabamos caindo nesse ciclo vicioso, onde se cria uma narrativa polarizada para mover a massa de ignorantes, esses ignorantes continuam elegendo essas figuras bizarras, e eles continuam alimentando essa situação onde a população só se fode enquanto esse 0,00001% de políticos vive em uma bolha de privilégios.


p0mphius

Então por que países com índices de educação muito melhores que o Brasil também estão lidando com o mesmo problema?


padrebusoni

Qual problema?


p0mphius

Radicalização à direita, especialmente nas classes mais baixas.


padrebusoni

Qual é o problema?


p0mphius

Err… está no post que você respondeu Ou você acha que ter cidadão pobre acreditando em anti-vacina e nova ordem mundial não é um problema?


padrebusoni

Mas não foi isso que vc me respondeu. Concorda que radicalização à direta de classes mais baixas é uma coisa e anti-vacina e nova ordem mundial são outras duas coisas? Edit: deixa eu elaborar melhor. O pobre vota em quem ele acredita que vai resolver os problemas dele. Porque no fim do dia o que conta para ele é comida na mesa e dinheiro no bolso e não discussões anti-vacina.


p0mphius

Não concordo. A direita radical é justamente quem espalha essas informações.


viralataciborgue

Pode não parecer, mas a base conspiracionista é pequena e concentrada, apesar de terem o discurso público em mãos agora por conta da forma que a informação é espalhada atualmente. A maioria do eleitorado dessa galerinha proto-fascista é "flip-flop", nem sabe bem sobre política o suficiente pra saber o que é esquerda e direita na realidade.


Sure_Garbage_2119

Pq teu cachorro abana o rabo prá tu, msm se ele roe osso, dorme no terraço e quando faz cagada, todo mundo vê?


Santojacare

Os caras nao querem aceitar que o negro brasileiro nao é o negro frustrado americano


Traditional_Drag_638

Amaior parte dos comentaristas políticos querem encontrar coisa onde n tem. O pobre n sabe o que esquerda e direita significa, ele se importa em ter comida na mesa, Lula surfou em um grande momento na economia mundial e transformou um país em uma potência, o povo melhorou sua condição de vida, aí ele elegeu a Dilma como braço direito, o povo votou nela n pq ela era de esquerda, ou pela sua história, a população votou pq no governo Lula tinha comida na mesa. A crise de 2014 bateu e o povo foi contra ela, em nome dela o ódio contra a esquerda foi materializado com a ajuda das redes sociais. 2018 foi a consequência disso, a direita n ganhou pq o povo tem ideias fascistas na cabeça, a direita ganhou pq o Brasil tava em uma crise e o Bolsonaro foi o único que soube aproveitar a oportunidade bem.


lcg3092

E nessa onda que o Lula surfou, pq não aproveitou para incentivar a organização popular? Os sindicatos? Movimentos de base? Dar protagonismo maior para MST, MTST, CUT e etc? Ele era a figura mais popular do país em certos momentos, por que não utilizou isso dessa forma? Essa é a crítica de Jones. Pq um povo não mobilizado politicamente é isso mesmo, vai na onda do momento, e agora a onda do momento é de direita/extrema-direita, e essa é toda a crítica...


howitzer105

Nada do que você falou vai contra o que o Jones Manoel disse.


Traditional_Drag_638

Meu comentário n foi contra ele, foi contra a maioria dos comentaristas políticos que definem o que o povo brasileiro (em especial os pobres) pensam


fcocarlos

Só discordo quando ele fala que não há uma contrapartida pois muitas vezes há mas a pessoa quer confiar na que dá a explicação mais fácil de digerir, basta a gente lembrar de que muita gente foi avisada de que um governo Bolsonaro seria desastroso para todos


viralataciborgue

Nas comunidades realmente não há contrapartida. Não adianta o cara ver jovens de cabelo colorido falando na internet q o Bozo é ruim quando o pastor, o cara que ajuda ele a comer, a entrar em comunhão com sua comunidade e a encontrar um propósito espiritual, fala pra ele q o Bozo vai salvar o Brasil.


fcocarlos

Imagino que o mesmo vale para desconhecidos anônimos na internet


viralataciborgue

Como o Jones falou, os fatos necessitam de validação social


azdrubow

Mas a questão não é confiar em quem está falando no vídeo (os “desconhecidos anônimos na internet”), mas confiar em quem MANDOU o vídeo. Afinal, na cabeça dessas pessoas, porque minha tia/irmã/primo iria me enganar e mandar informação falsa? Se a pessoa que eu confio me mandou, então é verdade. saca?


fcocarlos

Sim, imagino que sim


NegativeKarmaVegan

Mas a gente tá falando de uma contrapartida proporcional. Basicamente toda a grande mídia brasileira reproduz o discurso dos interesses burgueses, com diferentes pitadas de conservadorismo.


fcocarlos

Ah sim, acho que entendo o que você quis dizer


NegativeKarmaVegan

Mas você tem razão sobre o discurso raso e despolitizado ter mais facilidade de assimilação justamente por fazer sentido a nível superficial.


MisterVovo

Sempre curto os posts do u/chillyrestaurant, principalmente pelos centristas gatilhados e pela controvérsia kkkk Mas essa fala do Jones tá extremamente clara e lúcida. Pena que é difícil pra galera que não tá na esquerda entender as críticas feitas ao fato de que Lula sempre esteve e cada vez está mais longe de ser o comunista que aparece tanto em seus pesadelos...


chillyrestaurant

Servimos bem para servir sempre. Se queremos mudar as coisas nós devemos divulgar nossas ideias constantemente.


1Freakey

O canal do Jones Manoel é muito bom.


anniemonstar

jones é sensacional!


malubraunger

Jones s2


igpila

Aqui vai outra pergunta: porque a esquerda zomba da direita que trata toda esquerda como comunista, mas ao mesmo tempo trata toda a direita como facista? Ao invés de ficar fazendo malabarismo mental pra responder essa simples pergunta do título, vai aqui a verdadeira resposta: porque não tem nada de errado com ser de direita. A esquerda não é superior. Se superem


DKDensse_

*Porque todo mundo que eu discordo é Hitler*


p0mphius

Trata toda direita? Para eles un social democrata é “fascista moderado”. Isso também é raiz do problema.


Misantropicalia

Porque a direita brasileira é uma merda mesmo, cópia mal feita do Partido Republicano que é o que existe de pior na política mundial.


sauremir

Cara esse opinião merece um pix, pra ela ir a diante


sauremir

Isso se chama organização social.


xuxassauro

olha, me considero comunista e odeio o jones manoel, inclusive sou bloqueado no tt dele kkkkkkk. ele representa um certo tipo de comunismo positivista q legitima a coréia do norte e china, pq criticar eles é "propaganda anti socialista", fora tbm as falsificações históricas q ele faz p reabilitar Stalin "veja bem ele foi um homem do seu tempo e bla bla bla"


Relevant_History5894

vc poderia explicar melhor o que seria esse ''comunismo positivista''?(Me considero de centro-esquerda e sempre desconfiei desse apoio de comunistas a regimes tributários do socialismo de Estado queria entender melhor seu ponto em relação a isso).


xuxassauro

o que eu quero dizer c 'comunismo positivista'(que não é um termo acadêmico) é aquele militante que acredita nos documentos produzidos pelo estado em questão. por exemplo é o cara q fala q a Coréia do norte não é uma ditadura hereditária, pq em seus documentos de constituição o líder é eleito pelo voto dos membros do partido. Jones Manoel apoia esse tipo de argumento, completamente baseado apenas em documentos produzidos pelo próprio partido comunista, por isso o chamei de positivista, o completo oposto do materialismo dialético.


lcg3092

Não sei o que seria um comunista positivista, mas Jones Manuel é Marxista-Leninista, o que significa (no meu entendimento, e sou longe de um especialista) que ele acredita nas contribuições de Lenin para a teoria marxista que colocam ênfase na necessidade de um partido de vanguarda organizar ativamente uma revolução e controlar o governo para direcionar o país ao comunismo, enquanto Marx meio que acreditava que a revolução comunista era inevitável por consequência das contradições próprias do capitalismo, então meio que é só da o tempo que a gente chega lá. Provavelmente estou um pouco errado nessa simplificação, pq Marx mesmo participou de tentativas de organizar o proletariado, mas acredito que existia um pouco dessa inevitabilidade na teoria de Marx e Engels... Eu discordo de Jones em muitas questões, principalmente em alguns pontos quanto a Stalin, porém é verdade que muita crítica que vem de gente que se considera de esquerda à URSS, China e Coreia do Norte é uma mistura de propaganda anti-comunista e ignorância de contexto histórico, o que torna as críticas muito vazias... Sei disso pq eu já fiz parte desse grupo antes de procurar estudar melhor... Aquela vontade de se dizer "anti-autoritarismo" de praxe, sem nem antes fazer uma leitura histórica e comparar o que existia lá com o que existia no resto do mundo, e fazer um questionamento mais profundo do que é uma democracia e se efetivamente vivemos mesmo em uma...


xuxassauro

Sim, com certeza amigo é sempre preciso analisar a realidade material de qualquer processo histórico para poder montar um bom juízo a respeito dos aspectos positivos e negativos das experiências comunistas. o jones manoel n faz nada disso, n reconhece q stalin atuou de forma ativa no desmonte de diversas revoluções populares, ao redor do mundo. provavelmente stalin matou mais comunistas q hitler, mas joane manoel continua nessa de achar q qqlr crítica a qqlr coisa q se diga comunista como "propaganda anti comunista imperialista"


lcg3092

Se ele negou esse fato, também discordaria na hora, pois de cabeça posso citar o movimento anárquico da catatonia.


[deleted]

[удалено]


putrefachan

O Jones tem uma dicção perfeita, dá pra entender claramente oque ele quis dizer


avlis-ana

Só ouvi verdades.


p0mphius

Discordo. O fenômeno da radicalização tendendo à direita, especialmente nas classes mais baixas, está acontecendo no mundo todo. Resumir a crítica em “o brasileiro pobre é gado por culpa do patê” é no mínimo raso.


FrozenYellowDuck

E que razão você dá para essa radicalização então?


p0mphius

Existe uma série no youtube, “the alt right playbook”, que fala muito bem sobre os meios que eles utilizam para radicalizar pessoas. É feito principalmente para os EUA, mas há os paralelos com o Brasil. Tem uns 17 episódios e acredito que faz uma análise muito melhor do que “o pobre se tornou radical porque assiste tv e o patê não aceita crítica”.


palhanor

Simples, a internet. Se criassemos uma espécie de grande firewall como na China eu duvido que haveria um sub como o brasilivre.


p0mphius

Que absurdo você vir no meu comentário defender censura. Se eu tivesse poder de censura iria te censurar.


[deleted]

Esses avatares do Reddit são tão bonitinhos que fica difícil levar a pessoa a sério quando ela tenta ser agressiva!


plexomaniac

Raso é vc resumir tudo o Jonas Manoel falou nessa frase.


p0mphius

Então aponte o que eu interpretei incorretamente na análise dele.


Jin_Taejin

Você simplificou. O que ele fez foi dizer exatamente o que diz a série the alt right playbook que você citou, traduzindo para o Brasil. É o mesmo processo que ocorre lá, ele só adaptou para a realidade daqui. Porque a estratégia foi a mesma se aproveitando de uma situação parecida dos dois lugares. Então você citar essa ótima série de vídeos e depois simplificar o que o Jonas disse na sequência como se fosse discordante disso pareceu um tanto raso de fato. Mas pode ser que você não tenha visto o link das coisas ou interpretado diferente do que eu interpretei, então só botando aí o outro ponto de vista


p0mphius

Eu discordo que seja culpa da esquerda brasileira ou um problema inerente ao Brasil de alguma maneira. Como disse, é um fenômeno mundial e possui raízes em problemas muito maiores do que falta de politização.


Jin_Taejin

Ele falou de falta de senso crítico (que ele descreve como sinônimo da falta de politização) e de organização a nível local. Isso são duas das razões do pq rolou a onda de extrema direita no mundo td, não só no Brasil. Não é um problema só brasileiro, e ele disse sobre como acontece isso na realidade brasileiro. Acho que são coisas diferentes. Um exemplo besta seria o rock. O rock é um fenômeno mundial, mas a realidade brasileira da turma de Brasília e td esse cenário é algo particular com razões inerentes daqui que tem relação e é influenciado pelo movimento externo. Espero que tenha me feito entender com a analogia merda. E a parte específica de ser culpa da esquerda vc pode argumentar a mesma coisa culpando os democratas nos Estados Unidos mandando uma de Jordan Peterson, que disse que os neo nazi e os jovens incel de direita andam na dele pq a esquerda empurrou demais os caras para longe não conversando com eles e falando só de ideais e monopolizando o discurso político e coisas assim. Novamente, fenômeno global que acontece de formas parecidas, mas com diferenças particulares de local para local e td mais. Pelo menos é assim que eu vejo as críticas a esquerda brasileira ter criado o Bolsonaro. Rolou no mundo td, mas ainda tem a parcela de culpa local, pq não foi no "mundo todo" realmente, não nasce com mágica essa galera


p0mphius

Mas veja, é exatamente por isso que considero uma crítica rasa. Você definir uma pergunta “por que o pobre de direita existe?” e responde-la através de uma generalização simplista e uma mea culpa da comunidade local, quando na realidade existem livros e artigos científicos inteiros sobre o assunto, é pobre. Gera respostas como já surgiram na thread “só investir em educação”. E eu concordo com o argumento de que a radicalização da esquerda causa a radicalização da direita, mas tenho 100% de certeza que o cidadão que fala sobre pegar em armas não concorda.


plexomaniac

Ele não disse que toda a culpa é do PT. Ele disse que a esquerda (não apenas o PT) falhou ao não criar consciência política em seus eleitores, mesmo estando no poder, mesmo implementando programas sociais, mesmo estando tão próxima do trabalhador no passado. Com a radicalização, a extrema direita está fazendo justamente o que a esquerda deixou de fazer. Eles estão pautando todo o discurso político e tomando de assalto todos os círculos sociais do pobre. Tomaram o zap, tomaram a mídia, tomaram a igreja e a família. Você está falando a mesma coisa que o Jonas, mas com foco em coisas diferentes. Ele não explicou sobre a metodologia da radicalização como o The Alt Right Playbook explica, porque ele não estava entrando nesse nível da conversa. Ele estava explicando, do ponto de vista do "pobre de direita" como ele, pessoa física, se tornou de direita e se mantêm de direita. O The Alt Right Playbook explica como agentes externos tomaram a consciência política de boa parte dos pobres (e outras classes).


DaviAlm45

A pergunta é pq o Jones é comunista pós muro de Berlim? O cara é full meme ambulante. O maior deles sendo "Nós, o povo soviético...."


OssoRangedor

não, a pergunta foi pq o pobre ainda apoia a direita que só fode com a vida dele. O cara vem, explana certinho e vem a pessoa com "mAs eLE é cOmUnIStA"... que caralhos...


CrearPoderPopular

"Nós, o povo soviético...." é uma grande fake news, no próprio print desse twite é possível perceber claramente a edição. E, além disso, esse print costuma circular com uma foto dele ao lado, dando a entender que negros não faziam parte da sociedade da URSS.


ok_ho

E porque ainda tem pobre comprando tênis caro dessa marca que patrocina a entrevista? Abaixo ao preço do Vans!! Fora capitalismo malvado!!


ChucruteSadico

A gente não vive um regime fascista.


Horny_and_Scared

Acho engraçado como é totalmente aceitável ter playboy de esquerda mas pobre de direita é alguma falha que aconteceu e tirou o pobre do caminho correto. Até parece que toda a individualidade não existe, que os seus gostos, opiniões e posições devem ser definidos pela classe que você se encontra e pronto. Você só pode ser de direita se for rico. Foda-se os seus princípios. É bem americano isso, na minha opinião. Vejo como eles adoram segregar tudo baseado em raça, por exemplo. Rádio para brancos, negros, latinos, etc. Canais de televisão para brancos, negros, latinos, etc. Enfim, não acho que a situação mudará. A tendência é cada vez mais segregar em grupos. Espero que tenha um resultado positivo no final, ao menos.


rtavares00

Acho que um grande problema do brasileiro é achar que o estado é como uma "mãe" que ele pode correr sempre que se sentir em apuros. Prezados, Quanto mais "coisas de graça" o estado der mais inflado ele estará, mais imposto terá de ser arrecadado pois absolutamente nada é de graça. Penso que serviços de saúde, educação, polícia e bombeiro são tudo o que o estado tem de oferecer aos cidadãos de forma a não ser uma entidade que gere tanta interferência na economia do povo. Quanto menor o estado menos ele precisará arrecadar para manter os serviços funcionando, lembrem-se de que gerir um serviço público como a saúde por exemplo não é nada simples, os políticos que se candidatam não são gestores públicos, são apenas pessoas interessadas em fazer parte da máquina pública sem necessariamente estarem interessados em realizar uma boa gestão. "Não de o peixe, ensine a pescar" o ditado popular acima tem haver com a liberdade do indivíduo, quanto mais livre for o indivíduo para alcançar os próprios objetivos melhor será para ele e para a sociedade como um todo.


chillyrestaurant

> o ditado popular acima tem haver com a liberdade do indivíduo, quanto mais livre for o indivíduo para alcançar os próprios objetivos melhor será para ele e para a sociedade como um todo. Eu tendo a discordar muito disso porque é sempre falando de uma liberdade formal e idealizada. Eu tento sempre que possível analisar pela realidade material e pergunto que liberdade é essa, na prática? A liberdade prática é limitada pelo poder econômico que a pessoa tem. Por exemplo, quem está desempregado e desesperado não tem escolha de onde quer trabalhar, vai pegar primeiro emprego que encontrar não importando o quão precarizado seja. > lembrem-se de que gerir um serviço público como a saúde por exemplo não é nada simples, os políticos que se candidatam não são gestores públicos, são apenas pessoas interessadas em fazer parte da máquina pública sem necessariamente estarem interessados em realizar uma boa gestão. Essa é uma limitação do nosso modelo liberal de democracia que não tem a devida participação popular nos setores administrativos públicos como, por exemplo, através de orçamento participativo. > Acho que um grande problema do brasileiro é achar que o estado é como uma "mãe" que ele pode correr sempre que se sentir em apuros. Não é uma questão do Estado ser uma "mãe" que cuida da gente, é uma questão da classe trabalhadora exercer efetivamente o poder através do Estado.


rtavares00

>Eu tendo a discordar muito disso porque é sempre falando de uma liberdade formal e idealizada. Eu tento sempre que possível analisar pela realidade material e pergunto que liberdade é essa, na prática? A liberdade prática é limitada pelo poder econômico que a pessoa tem. Por exemplo, quem está desempregado e desesperado não tem escolha de onde quer trabalhar, vai pegar primeiro emprego que encontrar não importando o quão precarizado seja. ​ Se não tivermos um estado que interfere tanto na economia como o que temos HOJE estaremos preparando uma economia que tem um ambiente saudável para se investir e fazer negócios. Com um ambiente econômico saudável a gente passa ter mais liberdade e segurança para criar empresas e consequentemente empregos. o estado brasileiro na forma atual é um assassino de empresas,empregos e economias. Isto tem que ser mudado. do jeito que está não tem mágica meu amigo u/chillyrestaurant, tem que ter uma grande reforma na administração pública para que o Brasil vá para frente. estado mínimo já!


chillyrestaurant

> Com um ambiente econômico saudável a gente passa ter mais liberdade e segurança para criar empresas e consequentemente empregos. Considerando que a grande parte dos empregos é gerada por pequenas e médias empresas o ideal é no mínimo uma política keynesiana e não liberal. Políticas econômicas (neo)liberais na prática só beneficiam a burguesia brasileira (estou falando de gente bilionária). E considerando que a burguesia brasileira é principalmente rentista um Estado mínimo não geraria mais empregos.


ahprudentes

Me dá um exemplo no mundo onde isso deu certo, por favor? Em que momento da história uma crise social foi superada pelo livre mercado? Países "extremamente liberais" não acabam virando centros de lavagem de dinheiro e paraísos fiscais enquanto sua própria população é largada a ver navios? Existem países africanos e latinos em que o Estado é bem menor do que aqui, mas não parece que tem funcionado bem lá. PS: Se for pra diminuir o tamanho do Estado, o ideal é alavancar as organizações populares, como as cooperativas agrícolas, que visam mais a produção do que o lucro.


AffectionateYam8066

Burrice


thank_u_stranger

TIL que o Joao Gordo ainda esta vivo.


pimpaa

o cara é bom


Animadark

Pq só tem play boy de esquerda que acha que sabe alguma coisa sobre pobreza?


CrearPoderPopular

Uma coisa que o Jones Manoel nunca foi é playboy. Você não sabe sobre o que está falando.


ladrao-de-orquideas

/u/savevideo


[deleted]

u/savevideobot


savevideobot

###[View link](https://redditsave.com/info?url=/r/brasil/comments/r6eoos/por_que_existe_pobre_de_direita/) --- [**Info**](https://np.reddit.com/user/SaveVideo/comments/jv323v/info/) | [**Feedback**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Kryptonh&subject=Feedback for savevideo) | [**Donate**](https://ko-fi.com/getvideo) | [**DMCA**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Kryptonh&subject=Content removal request for savevideo&message=https://np.reddit.com//r/brasil/comments/r6eoos/por_que_existe_pobre_de_direita/)


athosfeitosa

u/savevideobot


lampiao_ancap

Pobre é religioso. Se o Brasil tivesse uma esquerda conservadora, esse partido ganharia eleições durante 200 anos.


nickstanly99

Epoca do pt?


pcjggamer

Solução para o Brasil: associação de bairro pra verificar zap. Kkkkkkkk os comunistas ficam cada vez mais patéticos. Ahhhh mas assim vamos ficar como a nossa maravilhosa vizinha Bolívia kkkkkkkkkk


Imagine_Being_Mod

Uh, pelo mesmo motivo que existe o famoso esquerdista de iPhone. iMac, BMW e iPhone pra mim, nada pra você - dividir jamais!


Embarrassed_Peace454

Resumindo: ele acha que o pobre é de direita porque acredita em fake News. Eu penso que o homem tende naturalmente ao conservadorismo.


Kitesurf11

u/savevideo


Taotam

“Por que na bolivia ninguém acredita em extrema direita?” Talvez porque até uma fração recente da história o governo deles era autoritário e perseguia ativamente a oposição? A entrevista em um geral é muito interessante, mas esse ponto me pegou, usar um país recém totalitário “de esquerda” como exemplo é complicado.


DiDiCo_79

Nós, o povo soviético..


Additional-Panda-642

A burrice generalizada desse post é tentar classificar as pessoas por pobres. O ser humano é infinitamente mais complexo. Flar de po re de direita e esquecer das outras 5000 caracteristas que define um ser humano é de uma burrice impar.